Responda rápido: você já começou um projeto que ganhou uma proporção muito maior do que imaginava?
De acordo com a sua resposta acima é possível que algo não tenha ficado claro no início do seu projeto ou o objetivo não estava claro desde o início. E quem é o culpado por isso?
Não importa.
Apontar culpados não vai resolver seus problemas e não os previnirá no futuro.
O fato é que isso afeta o seu trabalho diretamente e o melhor jeito de não apontar culpados é evitar problemas em seu projeto.
E como evitar problemas? Procurando.
Uma técnica muito legal para evitar problemas é listar as etapas do seu projeto e as ações necessárias em cada etapa.
No final deste post há presente para você: um checklist modelo para usar em seus próximos projetos. Mas antes precisamos entender o porque dos ítens deste checklist e como se adaptam à sua realidade. Vamos ao primeiro item então:
1- Qual o objetivo deste projeto?
2- Qual a solução oferecida?
É bem provável que esse cliente mude de ideia, resolva fazer um e-commerce, depois comece a investir em ads nas redes sociais e no fim mude toda a estrutura de páginas para landing pages.
Soa bem familiar, não é mesmo? E isso poderia ter sido evitado se todos entendessem qual é a solução ideal para o problema apresentado.
4- O que preciso ter para começar esse projeto?
É fundamental ter conhecimento de todos os ítens necessários para iniciar o projeto. Isso garantirá seu fluxo de trabalho, lhe dará maior precisão para estimar prazos, saber quem precisa estar envolvido nele e o que é vital nesse processo.
Não dá para construir um barco enquanto se navega! Tenha certeza que os recursos vitais para o projeto estão disponíveis antes do início ou com data definida. Caso esteja faltando algo comunique-se com as partes e mostre o quão vital é ter esses material em mãos para iniciar.
Economize seu tempo: deixe esses recursos todos listados em um lugar só para que você não perca tempo procurando aquele e-mail com o link do servidor, qual o nome da pasta que está o layout, etc.
5 – Stakeholders – Quem deve estar a par deste projeto?
Tenha a mãe esses nomes, contatos, horários de disponibilidade e qual a melhor forma de falar com eles (e-mail, mensagem, ligação e etc). Esse é um modo eficiente de mantê-los atualizados sobre o projeto, adiantar decisões e solicitar recursos.
6- Blockers: Existe algo que me impeça de avançar no projeto?
7- O que indica que esse projeto está concluído?
Sou a web developer que veio do Oceano!
Foi durante a faculdade de Oceanografia que tive o primeiro contato programação Busquei aprender mais sobre HTML, CSS., PHP e JS. Descobri o WordPress e todo seu potencial.Mais tarde trabalhei em algumas agências de PP em São Paulo e também como freelancer. Atualmente trabalho como Desenvolvedora WordPress na Human Made.
Muito legal esse post e checklist, obrigado por compartilhar! Você já ouviu falar de “Definition of Ready” e “Definition of Done” para projetos (e cada fase deles)? Estou estudando como aplicar isso no meu trabalho e vejo que está diretamente relacionado com o que você escreveu.
Oi Dani! Não conhecia o “Definition of Ready”(DoR), achei bem legal!