Como não deixar nada passar batido em seu projeto.

Responda rápido: você já começou um projeto que ganhou uma proporção muito maior do que imaginava?

De acordo com a sua resposta acima é possível que algo não tenha ficado claro no início do seu projeto ou o objetivo não estava claro desde o início. E quem é o culpado por isso?

Não importa. 

Apontar culpados não vai resolver seus problemas e não os previnirá  no futuro.

O fato é que isso afeta o seu trabalho diretamente e o melhor jeito de não apontar culpados é evitar problemas em seu projeto. 
E como evitar problemas? Procurando. 
Uma técnica muito legal para evitar problemas é listar as etapas do seu projeto e as ações necessárias em cada etapa.

No final deste post há presente para você: um checklist modelo para usar em seus próximos projetos. Mas antes precisamos entender o porque dos ítens deste checklist e como se adaptam à sua realidade. Vamos ao primeiro item então:

1- Qual o objetivo deste projeto?

Sempre faça essa pergunta para seu cliente/gestor e tenha certeza de que está bem claro qual é o problema que precisa ser resolvido. Talvez o objetivo não seja condizente com a proposta.
Exemplo: O cliente quer trazer um público maior para sua loja. 
 

2- Qual a solução oferecida? 

Vamos seguir com o exemplo acima: O cliente acredita que apenas ter um site institucional atrairá mais clientes para a sua loja. 
É bem provável que esse cliente mude de ideia, resolva fazer um e-commerce, depois comece a investir em ads nas redes sociais e no fim mude toda a estrutura de páginas para landing pages.

Soa bem familiar, não é mesmo? E isso poderia ter sido evitado se todos entendessem qual é a solução ideal para o problema apresentado.

4- O que preciso ter para começar esse projeto?

É fundamental ter conhecimento de todos os ítens necessários para iniciar o projeto. Isso garantirá seu fluxo de trabalho, lhe dará maior precisão para estimar prazos, saber quem precisa estar envolvido nele e o que é vital nesse processo.

Não dá para construir um barco enquanto se navega! Tenha certeza que os recursos vitais para o projeto estão disponíveis antes do início ou com data definida. Caso esteja faltando algo comunique-se com as partes e mostre o quão vital é ter esses material em mãos para iniciar.

Economize seu tempo: deixe esses recursos todos listados em um lugar só para que você não perca tempo procurando aquele e-mail com o link do servidor, qual o nome da pasta que está o layout, etc.

5 – Stakeholders – Quem deve estar a par deste projeto?

Tenha a mãe esses nomes, contatos, horários de disponibilidade e qual a melhor forma de falar com eles (e-mail, mensagem, ligação e etc). Esse é um modo eficiente de mantê-los atualizados sobre o projeto, adiantar decisões e solicitar recursos.

6- Blockers: Existe algo que me impeça de avançar no projeto?

Faça um levantamento das possíveis situações que bloquearão o avanço do projeto. Seja bastante diligente e use sua experiência para projetá-las, entenda como elas podem causar atrasos e até paralisações.
 

7- O que indica que esse projeto está concluído?

Só acaba quando termina. Já ouviu essa frase. Tenha certeza o que significa “concluído”. Para você pode ser apenas entregar, para o cliente pode significar entregue, testado e funcionando por 10 dias seguidos. Tenha isso descrito e claro para todos.
 

2 comentários em “Como não deixar nada passar batido em seu projeto.”

  1. Muito legal esse post e checklist, obrigado por compartilhar! Você já ouviu falar de “Definition of Ready” e “Definition of Done” para projetos (e cada fase deles)? Estou estudando como aplicar isso no meu trabalho e vejo que está diretamente relacionado com o que você escreveu.

    Responder

Deixe uma resposta